Imagem capa - Nascimento da Catarina | Parto Natural por Ju Knopik Fotografia
Nascimentos

Nascimento da Catarina | Parto Natural

Desde quando eu comecei estudar fotografia, sempre tive mais tendência por fotos menos posadas, que transmitam mais sentimentos, que sejam inspiradoras, que tragam emoção.
Fotografia de vínculos, cheiro, memórias e sorrisos.
Fotografia tão quentinha, que abraça.

E com a evolução do meu trabalho, com os cursos que eu fiz, com a vivência como mãe, um sonho muito intenso era fotografar um Parto Natural.

Porque em um parto natural, não há poses. O momento é retratado com a intensidade que é vivido e é muito transformador.


Eu conheci a Janaine num curso de fotografia que fizemos em Curitiba (2015), depois nos reencontramos em SP, e desde então ficamos próximas por assuntos comuns diversos (fotografia, filhos, maternidade). Não consegui acompanhar o parto do primeiro filho dela, que também foi natural, mas acompanhei toda a gestação da Catarina, desde o descobrimento do teste positivo.

Eu sabia que seria desafiador fotografar esse parto, pois eu não tenho ninguém para tomar conta dos meus filhos, exceto o marido. A maioria dos meus trabalhos direciono para os finais de semana, que fica mais tranquilo conciliar agendas (minha e dele). E um parto natural não tem hora, nem prazo para começar e terminar.

E como um presente de Deus, a Catarina escolheu um sábado para vir ao mundo. Foram quase 10 horas acompanhando esse parto, o trabalho da doula e da parteira e a dedicação do obstetra.

É a realização de um sonho. Fotografar um parto Natural e toda a força envolvida nesse momento é muito mágico. Como mãe, todo o processo do nascimento, as dores, as contrações, tudo fez muito sentido para mim. 

É uma transformação não só no corpo da mulher, mas na alma também. Nunca mais seremos as mesmas de antes. A maternidade é uma metamorfose incrível.

Rola o dedo aqui e vem se emocionar comigo nessas fotos intensas e comoventes.